Propomos concentrar artigos, de autores diversos, (postados na internet, revistas ou livros) com vista a reunir num mesmo lugar o que está espalhado por ai. A intenção-maior, ao reunir as manifestações de ideias que este Blogueiro se identifica, é compartilhar o conhecimento, enfatizar o senso comum que preza pelo amor a Deus e ao próximo, que valoriza a vida humana e tudo que compõe nosso espetacular ecossistema. Não há objetivo comercial nisso. Blog principal: Belverede.

Translate

Research | Pesquisar artigos de Cosmovisão

domingo, 11 de novembro de 2012

Google celebra August Rodin


12 de Novembro é a data de nascimento do escultor francês René-François-Auguste Rodin, mais conhecido como August Rodin, e o Google o homenageia, com a imagem acima. Quando o Internauta clica sobre ela, é direcionado para páginas que informam sobre a vida do artista.

O site que o Google indica, conta sobre um conturbado romance de Rodin, no qual ele foi acusado de apropriar-se dos créditos de obras esculpidas pela namorada, Camille Claude. Confira: Agência Notícias.

Em 2012 completa 172º aniversário de Rodin, que nasceu parisiense no dia 12 de Novembro de 1.840. Desde garoto demonstrava aptidão por esculpir, sua primeira massa era a de farinha de pão. A mãe percebeu o talento e o colocou numa academia de artes aos treze, onde aprendeu os princípios básicos das artes plásticas. Dali foi à Escola de Artes Decorativas e depois ingressou na Academia de Belas Artes.

Trabalhou como modelador e ornamentista. Especializou-se no uso de esculturas de bronze.

A vida artística de Rodin foi promissora, conheceu a fama por sua arte, que foi marcada pela influência do impressionismo e simbolismo e seu interesse pela anatomia humana. Ele é considerado pelos especialistas em artes pláticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos.

Faleceu com 77 anos na cidade de Meudon, no dia 17 de novembro de 1917, deixando incacada uma obra no Museu de Artes Decorativas de Paris, cujo nome é a Porta do Inferno, inspirada no quadro Divina Comédia de Dante Alighieri e  nas paixões humanas.

Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris. As mais lembradas são: A Idade do Bronze, O Homem de Nariz Quebrado, São João Batista Pregando, O Filho Pródigo, Os Cidadãos de Calais, Balzac, O Beijo e O Pensador. A três últimas são as  mais famosas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Select the language