Translate

Research | Pesquisar artigos de Cosmovisão

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Por que a Folha de São Paulo é opositora da Operação Lava Jato?

@SF_Moro | https://bit.ly/34tpnjW 
Faz muito tempo que eu não compro a Folha de SP em banca. E não faço questão alguma de pagar pelo conteúdo online dessa redação. A informação que chega a mim sobre a produção de conteúdo da Folha chega por terceiros. Leio-a raramente. Esporadicamente. Aleatoriamente. Nada é resultado de uma atração.

Não sou mais atraído pelas matérias da Folha. Por quê? Entre outros, mostro agora dois motivos:

• Em determinado momento, senti que quase tudo ali está contaminado pelo vírus do radicalismo esquerdista, porém, quase sempre exposto com hipocrisia, para não afastar o Leitor moderado e inteligente.

• Só os loucos contratam mentirosos prejudicá-los.
.
Recentemente, uma pessoa ex-petista fanática, agora avessa ao PT, professora universitária, que está em minha rede de contato no Facebook, comentou sobre uma matéria escrita pelo articulista Rogério Cezar de Cerqueira Leite.

Pesquisei e encontrei algo a respeito, no site Jus Brasil. [*]
 “A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista. E que por isso mesmo não tem como sobreviver, pois seus apoiadores do DEM e do PSDB não o tolerarão após a neutralização da ameaça que representa o PT.”
Moro respondeu, assim:
“Lamentável que um respeitado jornal como a Folha conceda espaço para a publicação de artigo como o "Desvendando Moro", e mais ainda surpreendente que o autor do artigo seja membro do Conselho Editorial da publicação. Sem qualquer base empírica, o autor desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais na assim denominada Operação Lava Jato, realizando equiparações inapropriadas com fanático religioso e chegando a sugerir atos de violência contra o ora magistrado. A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião. Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha.”
O ataque a Sérgio Moro, em sua atuação como juiz na Operação Lava Jato, faz com que fiquemos pensando no motivo que leva um jornalista a escrever algo que faça o Leitor perder tempo. Por que produzir algo com objetivo de atrapalhar a atividade que prendeu muitos indivíduos “lesa-pátria”?

Comparo jornalistas com o atleta que corre a maratona. Só o corredor que ultrapassa a linha de chegada é vitorioso, não importa qual seja a posição em que chegou. E o maratonista que fica pela metade do circuito da corrida? Fracassou.

O jornalista, mesmo que não publique um furo de reportagem em toda a sua carreira profissional, só é considerado vencedor se realmente reportar a verdade do fato. Quem reporta meia verdade, mesmo que atuante no ofício durante 1000 anos e nunca se aposente, é fracassado. Não merece prêmio porque correu fora do circuito oficial do evento.

Considero digno de honra o profissional da imprensa que emite notas de retificação. Retificar mostra que o jornalista tem espelho moral, sabe que o Leitor merece respeito. Consigo admirar gente que sabe dizer “errei, me desculpe” e evidencia os detalhes do fato com a mesma proporção que propagou o equívoco. Admiro-os, inclusive aqueles com perfil ideológico contrário ao meu.

E.A.G.
_______
* Moro responde a ataque da Folha de São Paulo: 'preconceito e rancor' - https://bit.ly/2Dtlu2m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Belverede

Select the language