Há um mito que corre entre os solteiros. Ele diz que não há mais quase ninguém solteiro, que a maioria das pessoas “boas para casamento” já está casada. A verdade é bem diferente.
Segundo o IBGE/PNAD, o número de pessoas solteiras no Brasil é de 64,3 milhões. Isso inclui todas as pessoas acima de 15 anos que se declaram não estar em nenhuma relação conjugal — mas não inclui divorciados, viúvos, separados (com eles, o número passa dos 70 milhões). O número de solteiros em nosso país também é bem acima do número de casados. Ou seja, há mais gente disponível para um relacionamento do que não.
Claramente, o problema dos solteiros não é a falta de pessoas. O problema é a falta de fé nas pessoas.
A cada dia que passa, as pessoas estão perdendo a fé nas outras. Elas têm dificuldade de acreditar, confiar. E com razão. Com tantas decepções, traições, divórcios, e safadeza que temos visto por aí, nossa primeira reação é desconfiar de quem não conhecemos.
E daí a raiz do problema: você não pode confiar em quem não conhece. Confiança exige conhecimento. Você tem que saber, por fontes e formas confiáveis, que aquela pessoa é digna de um relacionamento com você e, futuramente, de seu amor e entrega total.
Mas hoje as pessoas não estão investindo no principal: conhecer a outra pessoa e a si mesmas.
Conhecer a outra pessoa: é possível conhecer alguém por Facebook? Dá para conhecer uma pessoa somente pelo que ela fala de si mesma? Você tem buscado referências daquela pessoa com quem a conhece bem ou só tem confiado em suas palavras bonitas? Você tem dado tempo suficiente para conhecer alguém antes depular para a cama ou ir morar com ele(a)? Se você não conhecer bem, provavelmente não poderá confiar. E se confiar cegamente, provavelmente se decepcionará.
Conhecer a si mesmo: virando a moeda, você é uma pessoa confiável? Se um potencial candidato a um relacionamento revirasse sua vida ou tivesse visão raio-x de tudo a seu respeito, seria capaz de confiar em você? Você já aprendeu as lições dos seus relacionamentos anteriores que fracassaram? Quando alguém se aproxima, você é aberto e sincero o suficiente sobre quem você realmente é? Seus amigos, familiares e colegas dariam quais referências a seu respeito?
Solteiros que querem superar a solidão, encontrar alguém digno para uma vida à dois, devem saber que seu maior inimigo é a falta de confiança entre as pessoas. Logo, devem investir em conhecer bem os possíveis candidatos e também se tornar pessoas dignas de confiança.
Esqueça o mito. Lide com a verdade.
Fonte: 60 Segundos com Deus
Texto perfeito! É exatamente isso que tem acontecido.
ResponderExcluir